Reunidas de acasos e pertinências, tratando-se de um acervo ‘privado’, este conjunto de obras é representativo de diferentes autores contemporâneos, maioritariamente portuenses. De todo o fundo da galeria, são propostas seis estratégias à interpretação deste conjunto de obras de arte, estudos, edições e exercícios, pertencentes a SALA 117. Esta exposição vive de uma isenção de pretensão, dando ao curioso a possibilidade de ver uma pequena selecção de obras deste acervo, que à sua escala, ensaia um gabinete de curiosidades.
Partindo de uma selecção de obras que compõe o imaginário pessoal dos galeristas, definem-se algumas das opções estéticas e subjectivas que caracterizam este universo do seu acervo. Desta subjectividade na incorporação, que parte do âmago pessoal, por vezes impulsivo, são propostos ensaios de analogia, simbioses, aglomerações, convivências e abstrações. Deste imaginário pessoal é dado a conhecer ao espectador um conjunto de conceitos e fórmulas possíveis para a interpretação deste acervo, compreendido na selecção de vinte e uma obras.
As seis propostas de interpretação reflectem algumas evidências formais das obras em exposição, assim como propõe maior complexidade na relação entre si, como por exemplo a pintura de 1989 de Júlio Resende em justaposição com Ricardo Passaporte (2017) que vive de uma actualidade inerente às suas representações. A iconografia da imagem capturada, proveniente da fotografia ou vídeo, que relatam situações do banal. A pureza da matéria da obra na sua expressividade. O exercício da contemplação pela acepção do classicismo na representação formal e do rigor. Assim como algumas excepções que merecem reconhecimento no acervo da galeria. Representações do imaginário pessoal de quem colecciona.
title · dois para um
place · SALA 117, Porto
dates · 15.12.2017–27.1.2018
organization and production · Olinda Magalhães
curator · Luís Pinto Nunes, Luís Albuquerque Pinho
production assistant · Inês Afonso Lopes
artist · Ângelo de Sousa, Antoni Tàpies, Fernando Pinto Coelho, Francisco Venâncio, José Guimarães, José Pedro Croft, Jorge Pinheiro, Júlio Resende, Luís Demée, Luísa Abreu, Manuel Cargaleiro, Mário Bismarck, Ricardo Passaporte, Sílvia Simões
design · Luís Cepa
exhibition views · Filipe Braga